"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ITINERÁRIO DE FÉ

Estou estudando uma apostila sobre Liturgia e Catequese da Arquidiocese de Londrina. É um material muito e rico e aos poucos irei partilhando aqui neste espaço. Tenho certeza que vai ser muito útil à vocês assim como está sendo pra mim. Beijoss! Silvanety.

O processa de iniciação cristã tem a finalidade de produzir a nova identidade ou a configuração do catequizando em Cristo, já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim Gal 2,20. A iniciação cristã coloca-se como um caminho a ser percorrido quando essa identidade vai sendo alcançada paulatinamente. Se na pastoral paroquial cada sacramento (batismo de crianças, confirmação, eucaristia) for considerado isoladamente a consecução desse objetivo permanecerá cada vez mais distante.
Retomar, pastoralmente o conceito de iniciação nos devolve a consciência da unidade que há entre os processos que envolvem: adultos não batizados, adultos batizados e não evangelizados, adultos que levam suas crianças para ser batizadas, crisma de jovens e primeira comunhão de pré-adolescentes. Afinal, a vida do cristão é una no seguimento e configuração em Cristo. Todas essas etapas conjuntamente, e não cada uma isoladamente, que produzem a identidade do cristão, como ser incorporado em Cristo, templo do Espírito e com a missão de lutar pelo reino no mundo.
Essa conversão de mentalidade não se confunde com o modelo pastoral de conversão preocupado em celebrar os sacramentos às pressas. O RICA, herdeiro da reflexão do Concílio, segundo Ad gentes, nº 14, assume a iniciação como um itinerário de fé que começa no catecumenato e culmina na participação do mistério da fé celebrado nos sacramentos da vigília pascal.

Nenhum comentário: