Mais uma vez podemos ver a natureza em fúria...As imagens falam por si só.
Centenas de pessoas mortas, milhares desabrigadas e uma imensa destruição.
Usinas nucleares estão ameaçadas. A população mundial mais apreensiva do que nunca.
Que as bençãos de Deus desça sobre todos aqueles que neste momento precisam tomar decisões urgentes para o bem da humanidade, em especial ao povo Japonês.


Só nos resta pedir a Deus,Senhor de tudo o que criastes, que mantenha a todos atingidos por essa terrível tragédia com toda a serenidade necessária.
E que nesta Campanha da Fraternidade as pessoas possam descobrir "na beleza da natureza os sinais do Mistério, do amor e da bondade de Deus", mesmo que nesse momento as imagens não sejam de beleza e sim de destruição.
. Nós podemos e devemos fazer a nossa parte para diminuir o aquecimento Global.
Em Aparecida, os Bispos da América Latina e do Caribe afirmaram que os nossos povos estão se conscientizando de que a natureza é uma "herança gratuita que recebemos para proteger, como espaço precioso da convivência humana e como responsabilidade cuidadosa do senhorio do homem para o bem de todos" (DA 471)
Mas ainda há muito o que fazer.
A natureza está fazendo a parte dela e nós temos que fazer a nossa usando a regras dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Mas pra que isso aconteça de forma correta é preciso que haja um programa de educação da população.
OS BISPOS DO BRASIL ORIENTAM
"Educar para a preservação do meio ambiente, através de atitudes que a respeitem e evitem a destruição da natureza, tanto no meio urbano quanto no rural. Entre estas atitudes, se destaca a preservação da água, patrimônio da humanidade, evitando sua privatização. O esforço por maior crescimento sustentável. Em tudo isso, incentivem-se iniciativas de educação ambiental e solidária, que leve a população a cuidar da água, da vegetação, preservando-as" (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2008-2010, CNBB, Edições CNBB, 2008, p. 116)