"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

sábado, 19 de junho de 2010

20 DE JUNHO DE 2010
12º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1ª LEITURA

Leitura da profecia de Zacarias

Assim diz o Senhor: 10Suscitarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de boa vontade e de prece, e eles voltarão os seus olhos para mim. Farão lamentações sobre aquele que traspassaram, como se fosse um filho único; chorá-lo-ão amargamente como se chora um primogênito! 11Naquele dia haverá um grande luto em Jerusalém, como o luto de Adadremon no vale de Magedo. 1Naquele dia jorrará uma fonte para a casa de Deus e para os habitantes de Jerusalém, que apagará os seus pecados e suas impurezas. - Palavra do Senhor.


SALMO DE RESPOSTA

— A minha alma tem sede de vós, / como a terra sedenta, ó senhor, ó meu Deus!
—Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! / Desde a aurora ansioso vos busco! / A minha alma tem sede de vós, / minha carne também vos deseja.
—Como terra sedenta e sem água, venho, assim , contemplar-vos no templo, / para ver vossa glória e poder. / Vosso amor vale mais do que a vida: / e por isso meus lábios vos louvam.
—Quero vos louvar pela vida/ e elevar para vós minhas mãos!/ A minha alma será saciada, / como  em grande banquete de festa; / cantará a alegria em meus lábios / ao cantar para vós meu louvor!
—Para mim fostes sempre um socorro; / de vossas asas à sombra eu exulto ! / Minha alma se agarra em vós; / com poder vossa mão me sustenta.

2ª LEITURA

Leitura da carta de São Paulo  aos Gálatas

Irmãos, 26porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. 28Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. 29Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. - Palavra do Senhor.



EVANGELHO 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas

18Num dia em que ele estava a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: Quem dizem que eu sou? 19Responderam-lhe: Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas. 20Perguntou-lhes, então: E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: O Cristo de Deus. 21Ordenou-lhes energicamente que não o dissessem a ninguém. 22Ele acrescentou: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia. 23Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. 24Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á. - Palavra da salvação.