"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Acessem:

http://www.catequeseebiblia.blogspot.com/

Mais um Blog em favor da Evangelização...

Quem tem uma família, tem um tesouro!

                    
"A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade" (CIC, 2207).
Depois de criar o homem e a mulher, Deus lhes disse: "Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai..." (Gn 1,28)

Nestas palavras de Deus: "crescei e multiplicai-vos" encerra-se todo o sentido da vida conjugal e familiar. Desta forma, Deus constituiu família humana, a partir do casal, para durar para sempre, por isso, A FAMÍLIA É SAGRADA!

Vemos aí também a dignidade, baseada no amor mútuo, que leva o homem e a mulher a deixarem a própria casa paterna, para se dedicarem um ao outro totalmente. Este amor é tão profundo que dos dois faz-se um só, "uma só carne", para que possam juntos realizar um grande projeto comum: A FAMÍLIA. Daí podemos ver que sem o matrimônio forte e santo, não é possível termos uma família forte e santa, segundo o desejo do coração e Deus.

Tudo isto nos mostra como Deus está implicado nesta união absoluta do homem com a mulher, de onde vai surgir, então a família. Por isso não há poder humano que possa eliminar a presença de Deus no matrimônio e na família. Deus vive no lar nascido de um matrimônio.

Isto nos faz entender que a celebração do Sacramento do Matrimônio é garantia da presença de Jesus no lar ali nascente. Como é doloroso perceber hoje que muitos jovens, nascidos em famílias católicas, já não valorizam mais este sacramento e acham, por ignorância religiosa, que já não é importante subir ao altar para começar uma família!

Toda esta reflexão nos leva a concluir que cada homem e cada mulher que deixam o pai e a mãe para se unirem em matrimônio e constituir uma nova família não o podem fazer levianamente, mas devem fazê-lo somente por um autêntico amor, que não é uma entrega passageira, mas uma doação definitiva, absoluta, total até a morte.

Marcada elo sinete divino, a família, em todos os povos, atravessou todos os tempos e chegou inteira até nós, no século XXI. Só uma instituição de Deus tem esta força. Ninguém jamais destruirá a força da família por ser ela uma instituição divina.

Trecho do artigo publicado na Revista Canção Nova
Autor Prof. Felipe de Aquino (colaboração do ECC)





O Amor...

Deus criou o ser humano a Sua Imagem e Semelhança, para que livremente, nós também amemos como Ele ama, e possamos participar da Sua Glória. A realização do ser humano se dá através da nossa correspondência ao Projeto de Deus, que se apresenta a nós na Ordem estabelecida por Ele mesmo na Criação. Desta forma, o Homem e a Mulher tornam-se colaboradores de Deus, e imitando o Seu Amor no matrimônio, de uma maneira livre, total, fiel e fecunda, são ícone do mais Glorioso matrimônio, que se dará entre Nosso Senhor e a Sua Santa Igreja no Céu. O saudoso Papa João Paulo II, ao desenvolver a sua brilhante “Teologia do Corpo”, nos mostra a imensa dignidade da nossa carne, criada, assumida e remida por Deus, chamada a Ressuscitar no Juízo Final, a exemplo de Nosso Senhor e Nossa Santíssima Mãe. A abordagem do Homem e da Mulher a partir da Criação de Deus revela a nossa altíssima dignidade, em contraposição as distorções que a sociedade tem nos apresentado nos nossos tempos.
Autor: Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior