"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

quinta-feira, 17 de junho de 2010

"Para sermos discípulos missionários, se faz necessário conhecer Jesus. Não pode se tornar discípulo do senhor sem antes ter a experiência pessoal com Ele. Essa experiência acontece a partir do momento que nos abrimos para o Mestre e O escutamos."

A VIDA DO CATEQUISTA NA VIDA DE DEUS

Pe. Almerindo Silveira Barbosa


A vida, a missão e liderança do catequista têm seu fundamento e sentido na pessoa de Jesus Cristo e por isso deve modelar-se em seu ensinamento, suas atitudes e viver em conformidade com Ele. Deve espelhar Nele e revelar a face do Mestre.

Segundo São Lucas a missão de Jesus na terra foi anunciar a Boa Nova aos pobres, sarar os contritos de coração, anunciar a redenção aos cativos, restaurar a vista, publicar o ano da graça do Senhor e fazer a vontade do Pai (Cf. Lc 4,16-19).

A missão do catequista não pode ser diferente. Deve ser o missionário que leve a Boa Nova aos “pobres”, àqueles que ainda não conhece Jesus e por Ele ainda não se apaixonou; é alguém que seja capaz de curar os corações feridos, com a mensagem de vida e de esperança; é alguém que seja capaz de fazer com que o catequizando enxergue a Jesus, Caminho, Verdade e Vida, aderindo-se a Ele.

Esse Jesus que veio anunciar o Reino do Pai aos homens era uma pessoa de fé e oração (Cf. Jo 11,32-44), de testemunho de vida (Cf. Jo 8, 1-12 e Mt 11,28-30), de honestidade e pontualidade. A oração para Jesus era o sustentáculo da vida. Era a fonte donde brotava o vigor de suas palavras e ações e a força para continuar fiel a Deus, mesmo nas mais graves provações.

O catequista é alguém que deve ter uma fé pura. Deve ser uma pessoa de oração, que seja capaz de falar e ouvir a Deus nos seus momentos de intimidade com Ele. É alguém que tenha capacidade de escutar e transmitir esperança. É alguém que, de fato, seja engajado na comunidade e que sua vida seja exemplo para todos. É alguém que leve o catequizando, mais do que aprender uma doutrina, aprenda a amar uma pessoa: JESUS CRISTO. É alguém que diante das dificuldades encontradas na vida de evangelizador encontre força na oração e tenha-a como alimento necessário para sua vida espiritual.

Jesus Caminho, Verdade e Vida têm características singulares. É alguém de uma espiritualidade prática (Cf. Mc 2,15-17). Come com os pecadores e revela para os fariseus que são os doentes que precisam de médico e não os sãos. Tem uma humildade sincera (Cf. Jo 13,1-5). Lava os pés dos discípulos, colocando-se como servidor primeiro.

Jesus é alguém de uma integridade absoluta (Cf. Mt 4,1-10). Na beira da morte é tentado, porém mantêm-se fiel ao projeto do Pai. É de uma bondade ilimitada (Cf. Jo 5,1-14). Na beira do tanque convida um homem que estava doente há 38 anos para ser curado. Ele é uma pessoa de qualidade esplêndida (Cf. Mc 7,31-37) e de uma responsabilidade completa (Cf. Jo 19,30 e Lc 9,57-58). Passou sua vida no mundo sem um lugar para reclinar a cabeça, porém não deixou de cumprir o projeto do Pai. Morre na cruz, revelando assim seu gesto extremo de amor pela humanidade.

Também o catequista é convidado a viver a espiritualidade de Jesus em sua vida, partilhando-a com os catequizandos. Deve ser alguém de humildade sincera, sendo capaz de ser aquele que com sua vida seja capaz de amar e servir. Que em seu agir, a bondade e a integridade sejam balisas para exercer a missão e sua responsabilidade de evangelizar seja íntegra. Seja capaz de “doar” a sua vida em favor da expansão do Reino de Deus, através do anúncio da Pessoa e Mensagem de Jesus Cristo.

Portanto, Jesus é o modelo de catequista. Ele vai ao encontro das pessoas. Não tem preconceitos e é sensível às angustias e sofrimento do povo. Fala de modo diferente com cada pessoa. Ele empolga, restaura e faz a pessoa perceber a vida para além da sua realidade concreta. Ele toca o coração das pessoas.

Assim também deve ser o catequista. Ser alguém capaz de não somente esperar o catequizando no salão da Igreja, mas sair ao seu encontro. Ao encontro de suas angustias e sofrimentos, percebendo cada um com sua singularidade; seu jeito e sua maneira de ser e viver, fazendo com que Jesus seja o Senhor de sua vida e de sua história. O catequista deve empolgar e restaurar a esperança no catequizando.

Amado e amada catequista esta é, portanto, nossa missão: ser outro Cristo no mundo. Para isso, precisamos deixar transparecer na nossa vida o rosto de Jesus. Devemos ser capazes de transmitir mais que uma doutrina, mas uma Pessoa que é Jesus Cristo. Devemos fazer com que o catequizando por Ele se apaixone e O tenha como razão de vida, sua fé e sua esperança.


  • Pe. Almerindo é Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Arcos e Assessor da Catequese Diocesana.

  • O PRIMEIRO MISSIONÁRIO


    JESUS é o Missionário por excelência e o modelo de como os missionários devem despojar-se de si para anunciar o Reino. A seu Filho, num gesto de amor infinito, Deus Pai confiou a missão de realizar a nova e definitiva aliança com a humanidade. Dessa forma, Jesus assume o sonho e a paixão missionária do Pai. Isso fica explícito na declaração de Jesus na sinagoga, como lemos em Lc 14,18: “O espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos!”. Foi isso que Jesus fez quando, curando as pessoas dos males físicos, psicológicos e sociais, anunciava-lhes o Reino de Deus. É aquilo que hoje chamamos de evangelização e promoção humana, características fundamentais do trabalho de todo missionário.

    CARACTERÍSTICAS

    Vejamos algumas características da vida de Jesus Cristo que devem orientar o trabalho dos batizados, comprometidos com sua fé e com a comunidade, sobretudo os missionários além fronteiras:

    • MEDIAÇÃO: Como Jesus, deve se sentir “enviado como mediador entre Deus e os homens.” (1Tm 2,5).

    • INCULTURAÇÃO: Como Jesus deve se encarnar na realidade do ambiente a ser evangelizado: “Assumiu a condição de servo e tornou-se semelhante aos homens.” (cf. Fl 2,5).

    • FIDELIDADE: Jesus afirmou: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (Jo 6, 38-39). O missionário não deve pregar suas idéias pessoais, mas o Evangelho, do qual nem ele e nem a Igreja são donos absolutos. O Evangelho deve ser transmitido com fidelidade. (cf. Evangeli Nuntiandi).

    • EVANGELIZAÇÃO: “É necessário que eu anuncie o Reino de Deus em outras cidades... Porque para isso fui enviado.” (Mc 1,38). O missionário não pode se instalar, mas estar sempre disponível para anunciar a Boa Nova onde mais precisar.

    • NOVIDADE: Ele mesmo é a Boa Nova a ser anunciada. Ele é Deus presente entre nós: “E o verbo de Deus se fez homem e habitou entre nós...” (Jo 1,1-17). “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus chegou para vocês.” (Lc 11,20).

    • EXEMPLO: O estilo de Jesus se caracteriza por uma “vida de pobreza, de serviço total, de perseguição, de aparente fracasso, até a morte.” (AG 5).

    • AMOR AO PRÓXIMO: Para Jesus, as pessoas contam muito mais do que as regras e os ritos. É impossível amar a Deus sem amar o próximo. Lavando-lhes os pés, Jesus mostra aos seus discípulos que deverão servir aos outros e não subjugá-los.

    SUA MISSÃO

    A missão de Jesus assumiu proporções de impacto na vida do povo e, sobretudo, na vida dos poderosos que se sentiram ameaçados por suas palavras. Neste sentido, descobrimos mais algumas características da missão de Jesus.

    Entre elas:

    • URGÊNCIA: “Por que vocês estão aí o dia inteiro desocupados? Vão vocês também trabalhar na minha vinha.” (Mt 20,7). A missão da Igreja e de cada um de nós continua urgente como nunca.

    • CHAMAMENTO: “Chamou os que desejava escolher.” (Mc 3,13). Je-sus não escolhe heróis e nem santos, mas homens comuns, trabalhadores honestos e cheios de boa vontade.

    • FORMAÇÃO: Jesus se preocupa para que seus escolhidos façam uma experiência com ele (cf. Mc 3, 14), seguindo-o nas provações (cf. Lc 22,28), dando testemunho: “Vocês deram testemunho de mim, porque vocês estão comigo desde o começo”. ( J o 15, 27).

    • CONFIANÇA: Transmite-lhes diversos poderes: pregar, curar os enfermos, expulsar demônios, perdoar pecados, celebrar a Eucaristia, entre outros.

    • ENVIO: Depois da ressurreição, enviou seus discípulos: “Ide no mundo inteiro, pregai... Batizai...”. (cf. Mc 16,15) “... Fazei meus discípulos todos os povos.” (Mt 28,19). Jesus repete às nossas Igrejas que devem se preocupar com a Missão Universal.

    ENCONTRO COM JESUS

    É indispensável, porém, que cada batizado, cada missionário tenha um encontro profundo com Jesus, que chamamos de conversão. Esta experiência de fé gera o ardor missionário e a abertura para a missão universal. É a experiência da mulher samaritana (cf. Jo 4,5-52); de Zaqueu (Lc 19, 1-10); do Apóstolo Paulo (At 9, 3-30) e de tantos outros. Depois dessa experiência, estas pessoas sentiram a necessidade de compartilhar: “O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos e nossas mãos apalparam... Nós o damos a conhecer.” (1 Jo 1,1-3).


    Fonte: pe.paulo@missaojovem.com.br


    JESUS CONCLUI SUA MISSÃO!!!

    AGORA É CONOSCO...

    ANUNCIAR O EVANGELHO

    “Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim. É, antes, uma necessidade que se me impõe. Ai de mim se não evangelizar”. (1Cor 9,16)

    “Os fiéis leigos, precisamente por serem membros da Igreja, têm por vocação e por missão anunciar o Evangelho”. Evangelizar é, pois, fazer chegar a Boa Nova a todos. É colocar “a Boa Nova como fonte de esperança no meio de tantos conflitos que surgem no coração do homem e na sociedade desigual, impedindo a realização do projeto de Deus”.

    Evangelizar é reconhecer-se Igreja missionária. É reconhecer o mandato do Senhor, fortalecido no Pentecostes, que fez com que os discípulos assumissem sua tarefa apostólica.

    A missão de Jesus Cristo foi evangelizar. A missão da Igreja é evangelizar. A missão do fiel leigo, como Igreja, é evangelizar.

    ESPÍRITO SANTO

    myspace layouts, myspace codes, glitter graphics

    Que a Luz do Espírito Santo ilumine a todos, para que a humanidade não morra de frio!

    Para que possamos aquecer nossos corações e transbordar de Amor a Deus e ao nosso próximo!