"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

segunda-feira, 13 de junho de 2011

13 de junho - Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio, sem dúvida alguma, é um dos maiores Santos da Igreja. Mas infelizmente, seu nome e sua Imagem são constantemente negligenciados, sendo motivo de leviandade por parte de muitos, fazendo simpatias, colocando-o de cabeça para baixo (castigo) para se obter um marido ou namorado.
Vamos juntos, nesse dia dedicado a ele em especial, rezarmos para que sua memória seja muito mais presença de fé e respeito por todos nós.

Santo Antônio, rogai por nós!



Santo António ou Antônio de Lisboa, internacionalmente conhecido como Santo António de Pádua, (Lisboa15 de Agosto de 1191-1195 ? - Pádua13 de Junho de 1231), de seu nome de batismo Fernando de Bulhões, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.
Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, tendo posteriormente ido para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador. Foi professor de Teologia e grande pregador. Foi convidado por São Francisco para pregar contra os Albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.
Santo António de Lisboa é considerado por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.
Protetor dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento coletivo, no dia 13 de Junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa.


FONTE