"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vaticano felicita mulheres que receberam o Nobel da Paz 2011



Após o anúncio das três ganhadoras do prêmio Nobel para a paz, que aconteceu nesta sexta-feira, 07, em Oslo, na Noruega, o Vaticano deu o seu parecer sobre as nomeações. O presidente do Pontifício Conselho para a Justiça e a paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson fez uma declaração na qual felicitou as neolaureadas .
“É algo muito encorajante para as mulheres, uma vez que as iniciativas foram reconhecidas em nível mundial; é algo muito positivo e um bom sinal também para as outras mulheres e um bom encorajamento para outras iniciativas”, ressaltou o cardeal.
O prelado, que é africano, chegou a citar que conhece o trabalho da presidente liberiana Ellen Johnson em favor da reconstrução do país após a guerra civil de 1989 a 2003. Citando também as outras laureadas, que além de lutarem pela democracia, lutaram contra toda e qualquer discriminação em relação às mulheres.
Estou feliz que o mundo aprece tais iniciativas. Dou o meu apou também meu apoio à ativista do Yêmen por aquilo que fez. Apreço que a comunidade internacional tenha reconhecido o trabalho destas mulheres, disse.

Fonte: canção nova

O trabalho missionário deve ser cultivado

Quem não planta também não colhe. Os frutos são consequência de um longo e determinado trabalho...

Quem não planta também não colhe. Os frutos são consequência de um longo e determinado trabalho. Exige tempo, critério, fidelidade e insumos para que a produção tenha qualidade e quantidade. É o mesmo que acontece nos planos de Deus.
Imaginando uma videira verdadeira e com produção fecunda! Para isso ela tem que ser bem cuidada e podada no tempo certo. As uvas daí produzidas terão qualidade porque tudo foi bem planejado e trabalhado com responsabilidade pelo seu dono.
O Reino de Deus é a vinha do Senhor. Ela pertence a Ele. Quem não é dono e não cuida como dono, pode agir com infidelidade e com más pretensões. Isso pode acontecer com os missionários mal-intencionados, que em vez de construir, destroem a vinha do Senhor.
Outubro é o mês dedicado às missões na Igreja, de descoberta dos líderes religiosos para trabalhar nas comunidades levando a Palavra de Deus. O trabalho missionário deve ser cultivado. Ele exige dedicação. O cuidado da vinha é confiado aos missionários.
Como missionários, tenhamos em conta que somos servos e não donos da vinha. Os frutos devem ser entregues ao seu verdadeiro Dono. Nunca podemos usurpar o lugar de Deus. O próprio Jesus agiu como servo e não se apegou a nada que pertencia ao Pai.
Não é tão fácil ser verdadeiro e dedicado missionário. Isso exige exercício autêntico da justiça e do direito, porque o campo trabalhado pertence a Deus. O trabalhador tem que ter a sua mente identificada com a do Mestre, sendo fiel discípulo e missionário.
O itinerário missionário passa pelo relacionamento com Deus. Acontece na confiança e na intimidade com Ele. Mas é impossível se as preocupações materiais estiverem em primeiro lugar. O desapego dos bens terrenos fortalece o trabalho missionário.
Nem sempre nos preocupamos com aquilo que é mesmo essencial, com o testemunho de vida, por exemplo, agindo com pureza, honestidade, entre outros. Só teremos frutos saudáveis de vida e de paz na sociedade se plantamos e cuidamos bem da vinha do Senhor. 
Fonte: