"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Este ano foi um ano de muitas surpresas. Algumas boas outras nem tanto e algumas bem desagradáveis mesmo.
Sou um tipo de pessoa que jamais consegue guardar raiva de alguém. Minha raiva dura no máximo um dia. Mas o que me parece é que a mágoa fica escondidinha, bem lá no fundo, e quando menos esperamos, lá está ela a nos atormentar. Nos gosto, nunca gostei pessoas tristes e nem de ficar triste. Sempre fui identificada pelas pessoas pelo meu jeito alegre de ser. Muito alto astral, alegre, brincalhona, dinâmica, divertida, muleca mesmo. 
Mas ultimamente tenho sido diferente. 
Na verdade, o clima de Natal me deixa um tanto quanto deprimida. Não me perguntem o porque, pois certamente não saberei responder. Desde menina sempre me sinto triste no Natal.
Este ano vou passar longe de minha família. Eu não vou e eles não vem. Em geral, estão muito ocupados para ter um tempo pra nos visitar e isso tem me magoado bastante.
Por outro lado, tenho meus filhos, numa ansiedade enorme pra chegada do Natal! E é por eles que vou tentar ser menos amarga, menos tudo.
Vou tentar ser mais, sempre mais. O mais que sempre fui: alegre, divertida,dinâmica, brincalhona, como sempre fui...Vou tentar abrir meu coração...




Vê se tira de uma vez toda mágoa do seu coração 
Tá na hora de soltar a criança que existe em você 
Pega o barco da alegria sem medo e navega 
Deixa o teu amor fluir natural 
Porque vale a pena, porque a vida é linda 
Porque é natal 

Você pode se quiser, dividir pra somar com alguém 
Um sorriso, uma palavra de amor não machuca ninguém 
Hoje pode ser um tempo melhor do que ontem 
Basta cada um fazer seu papel e não tem desculpas 
Todo mundo pode ser papai noel 

Vem me dar de presente o teu perdão 
Um abrigo, um abraço, atenção 
Um brinquedo, uma luz, abre o coração 
Um amigo de fé traz o céu pro chão 

Vem se dar sem pensar em receber 
Teu carinho no escuro é um clarão 
Tem alguém precisando de você 
Um feliz natal, vamos dar as mãos 

ABRE O CORAÇÃO - PENINHA



VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

José Luís Nunes

Todos os anos a cena se repete: ruas iluminadas, lojas decoradas, portas enfeitadas, confraternizações e trocas de presentes. Está encantador passar a noite pelo centro da cidade, pelos shoppings e ver a quantidade de luzes e enfeites anunciando o Natal.

Por um momento, o mundo volta sua atenção para um pequeno cenário onde se destacam três personagens: um homem, uma mulher e uma criança deitada em uma manjedoura. No presépio está o símbolo natalino que mais encanta, porque retrata o verdadeiro sentido do natal: o nascimento de Jesus.

Neste momento, parece que o sentido da vida torna-se simples, fácil de compreender. Quando Maria recebeu a notícia de que seria a mãe do Salvador ela se assustou, mas também acreditou e acolheu gerar o menino em seu ventre. José também hesitou com a notícia da gravidez de Maria, mas não temeu em acolhê-la ao seu lado e também ao neném. Imagino que é assim que Cristo espera ser recebido ao nascer neste Natal: sendo acolhido com o coração e os braços abertos.

Todo nascimento gera alegria, em se tratando do nascimento do Salvador da humanidade a alegria é ainda maior. Jesus é rei, mas nasceu da maneira mais simples: num estábulo, ao lado de bois e vacas, porque seus pais não encontraram hospedaria.

Hoje, talvez precisemos nos refugiar em lojas cheias e ruas congestionadas, em busca de um sentido para estarmos juntos em uma noite do ano, para celebrarmos o aniversário de um homem chamado Jesus. Muitos o buscam entre a multidão perdida, que corre de um lado para o outro em busca de presentes e lembrancinhas.

Nos dias de hoje, o Natal tem diversos significados: para os capitalistas é tempo de lucros, para os consumistas é tempo de gastar e consumir, para os pessimistas é só mais um ano que vai acabar; para as crianças é esperança de muitos presentes, mas, para que tem fé, quem crê no amor de Deus, o Natal é um misto de festa, reflexão e esperança.

O sentido do Natal reside em cada um de nós. Ele representa a nossa visão de mundo e ainda nossa percepção sobre o que somos e o nosso compromisso em transformarmos a realidade. No Natal, temos a possibilidade de nos darmos a chance de sermos melhores e resgatarmos nossa essência: "a prática do bem, sem olharmos a quem".

Poderíamos fazer do Natal uma constante prática em nossa vida. Renascendo sempre para algo melhor, nos surpreendendo a cada dia com a nossa infinita capacidade de aprimorarmos todas as nossas habilidades, sejam intelectuais, emocionais, sociais e espirituais. Jesus pode nos inspirar todos os dias do ano, porém precisamos fazer do nosso coração uma manjedoura, sempre aberta para acolhermos a sua mensagem de amor ao próximo e discernimento sobre nosso papel no mundo dos homens.

É época de renovarmos a nossa fé com a esperança de que o nascimento de Jesus seja concreto em nossa realidade e, com isto, renasça no mundo a bondade, a fraternidade e a paz!

E para que possamos aproveitar essa época festiva devemos refletir, buscar mudanças positivas em nosso cotidiano, oferecendo nossa vida, nosso coração e nossas boas ações ao Senhor Jesus, dando verdadeiro sentido ao Natal.

Natal é tempo de paz, de luz em nosso caminho e esperança de salvação, por meio daquele que veio para nos deixar uma mensagem de fé, alegria e amor.

Que todos possamos festejar o Natal com este espírito, mesmo diante das dificuldades, das mazelas e das agruras do dia-a-dia. Pois, relembrar que Deus enviou para nós o Salvador é motivo de festa e de renovar as esperanças.

Natal é tempo de recordar o Menino Jesus da Manjedoura, é uma data especial, carregada de uma mensagem de esperança e paz. Natal é tempo de família reunida, de partilha e convivência, de oração e recolhimento, de revisão de vida, de reencontrar pessoas distantes, de lembrar os belos momentos, de acolher os pedidos de perdão e de recomeçar.