"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

quinta-feira, 10 de março de 2011

QUARESMA: tempo de unir nossa cruz a Cruz de Jesus.



Se juntos com Jesus, seguirmos  suas pegadas na tribulação e na perseguição, nós nos associaremos a seus sofrimentos como o corpo à cabeça, participando da paixão para também participarmos de sua glória.
"A Cruz de Jesus é sinal de doação e serviço". Ela é a conseqüência da fidelidade ao projeto de Deus. Todos nós cristãos, devemos assumir os valores do Reino de Deus em contraposição aos valores deste mundo. Pois viver em Cristo é amar, doar-se a si mesmo em favor dos outros, sem limites, sem medos, sem restrições. Amar a Deus, amar o projeto do Reino de Deus de forma incontestável. Mesmo que isso resulte em sofrimentos, incompreensões, perseguições, assim como aconteceu com Jesus. "Amar, pensar, viver e sofrer como Jesus torna-se a fonte de onde emana o testemunho na missão, na qual se assumem conscientemente os desafios de ser cristão."
Mas para que possamos amar, antes é necessário conhecer. Conhecer o ensinamento e a pessoa de Jesus com a finalidade de o seguirmos em nossa vida. E isso é muito maior do que assumir somente uma postura bastante confortável de pedir favores e esperar uma graça.
Seguir os passos de Jesus nos faz rever nossa rotina, nos leva uma nova e admirável realidade onde descobrimos que o que antes era importante agora não é mais; descobrimos novos valores e critérios de vida que são muito diferentes dos valores do mundo. Mas devemos estar preparados, pois o mundo não deixará que  descubramos  facilmente esses novos valores. Para isso devemos intensificar nossa oração pessoal.
É preciso estar consciente de que ao aceitar o chamado (iniciativa de Jesus), devemos deixar tudo, priorizar a Deus, seguir os exemplos e participar do destino de Jesus. E participar do destino de Jesus significa estar disposto a carregar a Cruz e ser crucificado junto com Jesus.
Neste início de quaresma. vamos repensar nossos valores e princípios cristãos com mais convicção, decisão e fidelidade ao projeto de Deus.
Façamos de nossa vida uma oferta diária.
 Renunciemos a tudo aquilo que nos afasta de Deus e vamos amar as pessoas com o mesmo amor de Deus por nós. Bom dia. Silvanety Martins

"Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga.” (Lc 9,23)