"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

domingo, 20 de março de 2011

Transfiguração de Jesus

No monte Tabor, deu-se o episódio misterioso da Transfiguração de Jesus diante de três testemunhas escolhidas por Ele: Pedro, Tiago e João.

Jesus subiu o monte Tabor para rezar. Silêncio e paz... Longe de ruídos, longe dos olhares curiosos e do assédio da multidão. Ele mergulha em oração no Pai. O rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias se acercam de Jesus neste momento de intimidade. Uma nuvem envolve os três... da nuvem uma voz do céu diz: “Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o”. Tiago, João e Pedro não sabendo bem o que acontecia se deram conta de que o céu descia à terra. A admiração se mistura com encantamento e medo. Na Transfiguração a Trindade inteira se manifesta: o Pai, na voz; o Filho, no homem; o Espírito, na nuvem clara. Jesus é o Escolhido, o Amado, o Filho bendito. Nada mais temos a fazer ao longo de nossa vida a não ser escutá-lo e acolher sua Palavra que gera vida em nós.
Pela Transfiguração Jesus preparou os discípulos para não se escandalizarem com a sua Paixão e morte na Cruz, o que para eles foi um trauma e um grande desafio; mostrou-lhes a Sua glória e divindade; e deu-lhes conhecer um antegozo do Céu. Mas para isso, como Ele, temos que passar pelas provações deste mundo, sempre ajudados pelas consolações de Deus.
- Prof. Felipe Aquino -