"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


"Quando o mundo diz, 'Desista', a esperança sussurra, 'Tente uma vez mais'." 
 Ensina-me Senhor a caminhar ... e... principalmente , ensina-me a confiar mais em Ti... Silvanety

A importância de SER

Um catequista necessita de uma espiritualidade e uma sabedoria de viver. O que está em jogo não é apenas o que ele (a) sabe, mas o tipo de pessoa que ele (a) é. Não basta aprender. É preciso, como diz nosso povo, “vestir a camisa”, isto é, o que se irradia para outros tem que fazer parte da própria personalidade, das verdadeiras opções interiores da pessoa. Se isso não acontece, aqui e ali, fatalmente, as atitudes vão acabar desmentindo as palavras; então, o testemunho “não cola”. Por exemplo: Se um catequista não tem de fato espírito ecumênico, pode falar sobre unidade e diálogo agora e desmentir tudo daqui a pouco com uma abordagem preconceituosa de outra igreja. Se a justiça social não é programa de vida assumido pela própria pessoa, ela pode falar dos pobres, mas, cedo ou tarde, vai responder a alguma pergunta com uma reflexão que apóia ou não percebe a injustiça.

Quando o DGC especifica o que se entende por catequese, ele está também indiretamente, dizendo algo sobre o tipo de formação que se espera que o catequista tenha. Por isso, a descrição das características da catequese é também uma indicação de itinerário para a formação. Ou, como diz o próprio DGC nº 35:

“A concepção que se tem de catequese condiciona profundamente a seleção e organização dos seus conteúdos (cognitivos, experienciais e comportamentais), precisa seus destinatários e define a pedagogia que se exige para alcançar seus objetivos.”

Nessa ótica, poderíamos destacar alguns enfoques do DGC, que exigem um certo tipo de pessoa como catequista. A formação para SER é mais complexa e demorada do que a instrução que leva ao SABER (embora o saber possa ajudar a ser). Ela tem a ver com o clima em que o catequista se desenvolve e alimenta a sua fé. Esse clima é o horizonte, o pano de fundo que tem que estar presente na formação.
            




Os amigos é o meio pelo qual Deus gosta de cuidar de nós!...