"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Espírito Santo, Deus de amor, concede-me: uma inteligência que te conheça; uma angústia que te procure; uma sabedoria que te encontre; uma vida que te agrade; Uma perseverança que, enfim, te possua. Amém."
(Santo Tomás de Aquino)

SANTO DO DIA - SÃO LUÍS GONZAGA




São Luís Gonzaga, religioso
(†1591)


Nasceu em 1568 perto de Mântua, na Lombardia, flho dos príncipes de Castiglione. Educado cristãmente por sua mãe, desde cedo mostrou indícios de grande aspiração pela vida religiosa. Renuncian do ao principado em favor de seu irmão, entrou na Companhia de Jesus em Roma; e, durante os estudos de teologia, entregando-se ao serviço dos enfermos nos hospitais, contraiu uma enfermidade que o levou à morte no ano 1591.





LITURGIA DIÁRIA


21 DE JUNHO DE 2010

SÃO LUÍS GONZAGA-SEGUNDA-FEIRA DA 12ª SEM. DO TEMPO COMUM



Leituras:
1ª leit.: 2Rs 17,5-8.13-15a.18
Salmo: Sl 60
Evang.: Mt 7,1-5


1ª LEITURA 
Leitura do segundo livro dos Reis 
5Depois atacou Samaria e assediou-a por três anos. 6No ano nono do reinado de Oséias, o rei da Assíria apoderouse de Samaria e deportou os israelitas para a Assíria, estabelecendo-os em Hala, às margens do Habor, rio de Gozan, e nas cidades da Média. Causas da ruína de Israel 7Assim aconteceu porque os filhos de Israel tinham pecado contra o Senhor, seu Deus, que os tinha tirado do Egito e libertado da opressão do faraó, rei dos egípcios. Eles adoraram outros deuses, 8adotaram os costumes das nações que o Senhor tinha expulsado diante dos israelitas e seguiram os costumes estabelecidos pelos reis de Israel. 13O Senhor tinha advertido Israel e Judá pela boca de seus profetas e videntes: Renunciai às vossas más ações; guardai meus mandamentos e minhas leis; observai toda a lei que prescrevi a vossos pais e que vos transmiti pelos meus servos, os profetas. 14Mas eles não o quiseram ouvir, e endureceram o seu coração, como o tinham feito seus pais, que se tornaram infiéis ao Senhor, seu Deus. 15Desprezaram os seus preceitos e a aliança estabelecida com seus pais, não atenderam às advertências que lhes tinha feito, e seguiram as vaidades, tornando-se eles mesmos vaidades; apesar de ter-lhes o Senhor proibido seguir as pisadas dos povos que os cercavam, 18Por isso, o Senhor ficou profundamente indignado contra os israelitas e lançou-os para longe de sua face. Só a tribo de Judá subsistiu. - Palavra do Senhor.

SALMO DE RESPOSTA 
- Vossa mão nos ajude, ouvi-nos, Senhor!
1. Rejeitastes, ó Deus, vosso povo e arrasastes as nossasfileiras irado: voltai-vos!
2. Abalastes, partistes a terra, / reparai suas brechas, pois treme. / Duramente provastes o povo / e um vinho atordoante nos destes.
3. Quem me leva à cidade segura, / e a Edom  quem me vai conduzir / se vós, Deus, rejeitais vosso  povo / e não mais conduzis nossas tropas?
4. Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; / nada vale o socorro dos homens! / Mas com Deus nós faremos proezas, / e ele vai esmagar o opressor.

EVANGELHO 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
1Não julgueis, e não sereis julgados. 2Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. 3Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? 4Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? 5Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão. - Palavra da salvação.