"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Catequese - Liturgia


Encontrei um ótimo artigo que partilho com vocês.

"Aquilo que não é celebrado não pode ser aprendido em sua profundidade e em seu significado para a vida. A catequese leva em conta essa expressão de fé pelo rito para desenvolver também uma verdadeira educação para a ritualidade e o simbolismo."


(DNC 116) 

"A liturgia é fonte inesgotável da catequese" e "lugar privilegiado da educação da fé", pois reúne e integra à centralidade do mistério pascal a vida na sua amplitude, na qual a experiência pascal é vivida no cotidiano de uma forma humano - divina. 

Há, portanto, uma sintonia entre a fé, a celebração e a vida. O mistério de Cristo anunciado na catequese, isto é,o SABER catequético, é assimilado e saboreado, através da ritualidade, do simbolismo,do ritmo que a liturgia imprime pelo seu caráter mistagógico*. Portanto, o SABER, é capaz de oferecer os elementos necessários para a compreensão daquilo que celebramos ao dar - lhe sentido e significado. Infelizmente, ainda, o SABER prevalece. Há muita preocupação com a transmissão de conteúdo e não se enfatiza a dimensão celebrativa - litúrgica que corresponde ao SABOR. 

A liturgia tem mais a ver com SABOR, quanto menos explicações e comentários, melhor, pois o canal de comunicação é a linguagem simbólica, ritual, sonora, gestual. É a experiência do mergulho da inteireza do ser no mistério celebrado. 

Ainda há muito que caminhar em vista da unidade entre catequese, como educação da fé, e liturgia, como celebração da fé: duas faces de uma mesma realidade, ambas importantes e que expressam a identidade do ser cristão, porque possibilitam a experiência com a pessoa de Jesus Cristo. Ambas, catequese e liturgia, integram os elementos essenciais da Iniciação Cristã: a experiência com a Palavra, com os sacramentos e com a comunidade,o que confere à catequese um caráter iniciático e mistagógico. O Documento de Aparecida n.12 diz que "não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma pessoa, que dá um novo horizonte à vida e,com isso,uma orientação decisiva". Isso vem confirmar a necessidade de uma catequese mistagógica, que introduz ao mistério e com isso a exigência de catequista - mistagogo, capaz de iniciar as pessoas num itinerário de educação da fé marcado pela experiência, pela conversão e adesão a Jesus Cristo. Itinerário que tem a sua culminância com a celebração dos sacramentos, porém, como finalidade a configuração da identidade cristã, a formação de discípulos missionários.

Nenhum comentário: