"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

domingo, 31 de outubro de 2010

Encerramento do Mês Missionário

Na mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões, já a partir do tema ele nos leva a refletir que a construção da Comunhão é a chave da Missão. Quem sabe podemos afirmar que a comunhão é para a missão, assim como a missão é pra gerar comunhão com toda a humanidade. E em resposta positiva ao mandato de Jesus, devemos ir, em seu Nome, até os confins da terra, atingindo a pessoa humana em todas as situações em que ela vive. Esta dimensão universal do amor fraterno é algo muito próprio do Cristianismo, e que a Igreja Católica o transformou em valor inegociável.
Esta pérola preciosa que é mensagem de Jesus está em suas mãos, em sua conversão, em seus gestos, em suas palavras, em seu compromisso com a vida e especialmente a vida ameaçada.
Em você foi depositada esta esperança, pois as forças do mundo de hoje, estão apontando para outra direção, propagandeiam outros valores. Cabe a você reconhecer e identificar a verdadeira mensagem de Jesus e viver como discípulo (a) missionário (a), e isto, pode te levar a viver na contramão da história. Mas se você não anunciar a mensagem de Jesus, quem o fará por você?
O mês de outubro, denominado mês das missões, oxalá, tivesse mais de trinta e um dias, pois afinal, a missão é permanente, assim como é pra sempre o amor de Deus por você. Neste ano de 2010 a Campanha Missionária, que acontece sempre, em verdadeira sintonia com as Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, tem por tema Missão e Partilha, dando seqüência ao enfoque da CF 2010, Economia e Vida. Muito positiva e animadora está sendo a repercussão da campanha missionária de 2010, especialmente quando se refere ao subsídio, em forma de novena, acompanhado por vídeo com testemunho de missionários, preparado pelas Pontifícias Obras Missionárias – POM, em consonância com outras forças vivas missionárias da Igreja. A novena está indo além dos encontros nas casas, está atingindo pastorais, entidades religiosas. Na CNBB, por exemplo, está acontecendo com a participação dos funcionários, que durante a reflexão expressam ser missionários, a partir de seus trabalhos, igualmente nas POM, meios aos funcionários e no Centro Cultural Missionário, com a presença dos missionários que estão fazendo o CENFI, oriundos de outros países. A campanha missionária está chegando também às Casas de Formação, Congregações, está sendo um verdadeiro despertar missionário.

Em sua mensagem para o mês das missões, o Papa Bento XVI, diz: “Efetivamente, a consciência do chamado a anunciar o Evangelho, estimula não apenas os fiéis, mas todas as Comunidades diocesanas e paroquiais a uma renovação integral, abrindo-se sempre mais à Cooperação Missionária entre as Igrejas, para promover o anúncio do Evangelho no coração de toda pessoa, povos, culturas, raças, nacionalidades, em todas as latitudes”. Que a Campanha Missionária, que aponta também para a Igreja na Amazônia, ajude no despertar da consciência, para bem viver sua vocação missionária, como uma opção de vida.

Pe. José Altevir da Silva, CSSp
Assessor da Comissão Missionária – CNBB
Secretário Executivo do COMINA

Nenhum comentário: