"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novos caminhos da Iniciação Cristã

Partilho com vocês um material do Padre Antonio Francisco Lelo falando sobre o Querigma.
Muitos dominam bem o assunto, mas confesso que não estou entre eles. Estou buscando. Buscando muito. Quero ler tudo sobre o que diz respeito à catequese de iniciação a vida crista, querigma, catequese mistagógica, e todos os demais termos que até bem pouco tempo ainda não havia ouvido falar, em fim, tudo que possa ajudar em minha formação como catequista.
Sabe quando ficamos obcecados por um determinado assunto?
É exatamente assim que estou. Quero saber, conhecer, entender. Leio tudo que encontro sobre o assunto. Mas o que posso perceber é que quanto mais leio, mais busco informações, mais dúvidas vão surgindo. Daí a importância de participarmos de formações.
Querido catequista, se você for convidado a participar de um encontro de formação, vá e aproveite ao máximo. Pois você estará tendo uma oportunidade que muitos gostariam de ter. Mas não se contente apenas com uma formação. Faça várias. Todas possíveis. E muita leitura. Leiam, pesquise, anotem o que tiver dúvidas e busque respostas. Se todos os catequistas fizerem isso, a catequese estará dando um grande passo na evangelização.

Aproveitem e boa leitura! Silvanety


QUERIGMA

O primeiro tempo assinalado pelo RICA, chamado pré-catecumenato, trata da acolhida do candidato que se aproxima da comunidade e precisa assimilar o impacto da experiência transformante que se dá com a descoberta da fé. Este tempo é realmente inovador.

O anúncio urgente da centralidade e da experiência da fé em Jesus Cristo, o chamado querigma, deverá percorrer ao longo de toda a catequese de forma convicta e testemunhal.

O Diretório nacional de catequese estimula muito a proclamação do querigma como o anúncio central da fé em Cristo, do Reino que começa com a sua chegada, da salvação que oferece a todo aquele que crê, do destino de vida eterna e da vivência da fé como irmãos na Igreja, antecipação e realização do Reino já neste mundo.

O Documento de Aparecida aponta o querigma não somente como o tempo de uma fase, mas como o fio condutor de um processo e só a partir dele acontece a possibilidade de uma iniciação cristã verdadeira (cf. n. 278a). O catecumenato com adultos e crismal poderão ter esta fase prévia de encontro pessoal com Cristo contando com o ministério do “introdutor. Neste tempo, introdutor e catequizando refletem uma sequência de assuntos sobre a vida de fé, a imagem de Deus, as formas de oração, as motivações de fé para empreender a catequese...

Em geral, as comunidades cristãs desconhecem esta função, este ministério de Introdutor/a. Trata-se, porém, de uma pessoa quem tem uma tarefa específica no início do processo de Iniciação à Vida Cristã, isto é, a de acompanhar, durante o tempo do Pré-catecumenato, os interessados em percorrer o caminho da Iniciação. É esta pessoa que prepara o candidato para acolher na liberdade o dom da fé, o anúncio da Boa Nova e assumir o encontro pessoal com o Senhor e as condições para a conversão e a fidelidade.  Sem um Introdutor, dedicado e competente, não é possível começar o processo de Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal. É o Introdutor quem coloca as bases para o segundo tempo, o Catecumenato propriamente dito, no qual atuam os catequistas.

A prática do querigma inaugura uma vertente de renovação da iniciação. Implica uma postura missionária da comunidade em suas diversas instâncias e ministérios; impulsiona sua capacidade de anúncio missionário da fé, de acolhida das pessoas afastadas; do testemunho atraente e compreensivo e acessível da Igreja diante dos questionamentos da sociedade. A Igreja é convidada a responder não somente com doutrina, mas sim, com uma prática mais evangélica e encarnada nos vários desafios enfrentados por aquele que quer ser cristão hoje.

Nenhum comentário: