"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

sexta-feira, 11 de março de 2011

Um Alerta...

Mais uma vez podemos ver a natureza em fúria...As imagens falam por si só.
Centenas de pessoas mortas, milhares desabrigadas e uma imensa destruição.
Usinas nucleares estão ameaçadas. A população mundial mais apreensiva do que nunca.
Que as bençãos de Deus desça sobre todos aqueles que neste momento precisam tomar decisões urgentes para o bem da humanidade, em especial ao povo Japonês.

Terremoto provocou tsunami ao longo de Iwanuma, norte do Japão Leia Mais
Tsunami formou enorme redemoinho perto de um porto em Oarai, Ibaraki Leia mais
Só nos resta pedir a Deus,Senhor de tudo o que criastes, que mantenha a todos  atingidos por essa terrível tragédia com toda a serenidade necessária.
E que nesta Campanha da Fraternidade as pessoas possam descobrir "na beleza da natureza os sinais do Mistério, do amor e da bondade de Deus", mesmo que nesse momento as imagens não sejam de beleza e sim de destruição.
. Nós podemos e devemos fazer a nossa parte para diminuir o aquecimento Global.
Em Aparecida, os Bispos da América Latina e do Caribe afirmaram que os nossos povos estão se conscientizando de que a natureza é uma "herança gratuita que recebemos para proteger, como espaço precioso da convivência humana e como responsabilidade cuidadosa do senhorio do homem para o bem de todos" (DA 471)
Mas ainda há muito o que fazer.
A natureza está fazendo a parte dela e nós temos que fazer a nossa usando a regras dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Mas pra que isso aconteça de forma correta é preciso que haja um programa de educação da população.


OS BISPOS DO BRASIL ORIENTAM 

"Educar para a preservação do meio ambiente, através de atitudes que a respeitem e evitem a destruição da natureza, tanto no meio urbano quanto no rural. Entre estas atitudes, se destaca a preservação da água, patrimônio da humanidade, evitando sua privatização. O esforço por maior crescimento sustentável. Em tudo isso, incentivem-se iniciativas de educação ambiental e solidária, que leve a população a cuidar da água, da vegetação, preservando-as" (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2008-2010, CNBB, Edições CNBB, 2008, p. 116)