"Ser Catequista é entregar-se totalmente a Deus como instrumento de serviço na evangelização."

domingo, 31 de outubro de 2010

Jesus resgata a autoridade dos pais sobre os filhos


Pai e mãe constituem a autoridade no lar. Não se trata de autoritarismo, dominação, rudeza. A palavra autoridade vem de autor: aquele que detém a autoria. É como quando alguém compõe uma música, o responsável pela criação é o autor.

O pai é coautor, pois participou com Deus na criação de seus filhos: ele detém a autoridade legítima estabelecida pelo próprio Deus sobre a sua casa. Quem quer a perda de autoridade é o inimigo, pois ele é o rebelde e o desobediente desde o começo.

O demônio é contra a autoridade de Deus e, com isso, contra todo tipo de autoridade. Ele é o desordeiro por excelência e quer fazer da sua casa uma confusão. Quando não há autoridade, tudo entra em desordem e se torna um terreno propício para que o inimigo tenha livre acesso.

Deus quer devolver aos pais aquilo que lhes pertence: a autoridade própria de pai e mãe, pois o Senhor quis que o pai fosse o coautor de cada um de seus filhos. Toda a força para resgatar a autoridade dos pais sobre os filhos vem de Jesus, o filho obediente, que está na Santíssima Eucaristia.

Deus abençoe você!



(Trecho do livro "Eucaristia nosso tesouro" de monsenhor Jonas Abib)

Nenhum comentário: